sábado, 2 de junho de 2012

"PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR".


4º ENCONTRO: - “PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR”.
BOAS VINDAS
ORAÇÃO INICIAL
Jesus, ajuda-nos a viver o que nos ensinas para podermos andar no caminho da verdade e da vida plena, que só tu podes mostrar-nos. Amém.
MESA DA PALAVRA
ACLAMAÇÃO À PALAVRA DE DEUS E ACENDIMENTO DA VELA
(canto) “eu vim para escutar, tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor!”.
.
Na Bíblia: Lucas 3,2-6
AO REDOR DA MESA
PARA ENTENDER MELHOR
No dia 24 de junho, os Cristãos celebram o nascimento de são João Batista. João era filho de Zacarias, que por causa de sua pouca fé, tornou-se mudo, e de Isabel, aquela que era estéril. O nascimento de João Batista anuncia a chegada de um tempo novo. O evangelho o chama de Batista— o batizador -- , porque ele mergulhava as pessoas na água para limpar seus corações. A palavra “batismo” significa mergulho. João queria mostrar, com seu gesto de batizar, que o ser humano não pode purificar-se sozinho, pois a santidade vem de Deus.                                     João comia e se vestia com as coisas do deserto.                                                                         Ele usava uma roupa de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. A sua mensagem profética não poupava ninguém. Era livre, por isso podia libertar ou incomodar aqueles que sustentavam a escravidão. Anunciava o julgamento do mundo, que se afastava cada vez mais de Deus. Sua linguagem era forte.                           João denunciava a todos. Repreendia até mesmo rei Herodes, porque se casara com Herodíades, sua cunhada. Denunciava o adultério e outras maldades. Herodíades repreendida por João, convenceu Herodes a prendê-lo. No entanto, Herodíades aguardava a oportunidade de pedir a cabeça de João. No dia do aniversário de Herodes, realizou-se o banquete da morte. Salomé, filha de Herodíades, dançou e agradou os convivas da festa. Herodes prometeu realizar qualquer pedido da moça. Esta, mancomunada com a mãe, pediu a cabeça de João Batista. O rei se entristeceu, mas não negou, por causa do juramento e dos convidados. Por isso, mandou matar João
NA FÉ DA IGREJA: O TEMPO DO ADVENTO
A mensagem de João Batista é proclamada na igreja durante o Advento. Enquanto nos preparamos para o Natal, somos convidados a escutar os conselhos de João:  “Preparai os caminhos do Senhor! Endireitai as estradas!”. Está na hora de uma mudança de vida!                                                                                        
PARA CELEBRAR A EUCARISTIA
Nos ritos iniciais da missa, fazemos o ato penitencial. É uma proclamação da bondade de Deus que nos acolhe apesar de nossos erros e nos perdoa. Vamos memorizar uma das formas de suplicar o perdão:
CONFESSO A DEUS TODO-PODEROSO/                                                                                                                                                  E A VÓS IRMÃOS E IRMÃS,/                                                                                                                                                       QUE PEQUEI MUITAS VEZES/                                                                                                                               POR PENSAMENTOS E PALAVRAS,/                                                                                                                          ATOS E OMISSÕES,/                                                                                                                                 POR MINHA CULPA, MINHA TÃO GRANDE CULPA./                                                                                                                                   E PEÇO A VIRGEM MARIA,/                                                                                                                               AOS ANJOS E SANTOS,/                                                                                                                                E  A VÓS IRMÃOS/                                                                                                                                                           QUE ROGUEIS POR MIM A DEUS, NOSSO SENHOR
ORAÇÃO FINAL
Cristo, nosso Senhor, quiseste que João Batista preparasse a chegada do teu reino e nos indicasse a pratica da penitencia. Converte os nossos corações e dirige os nossos passos no caminho da salvação. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário